Saiba Mais

Uma pastagem por ser uma cultura perene (que dura por mais de anos), deve ser aproveitada com sua produção de forragem, lembrando sempre que a “colhedora” do capim é o próprio rebanho animal. Porém, quando chega a época mais produtiva do capim (primavera-verão, ou também conhecido como época das águas) e ele não está respondendo com produção da forragem, pode se haver explicações para tal.

 

Primeiramente, deve se analisar de trás pra frente se essa pastagem foi reformada e se foi analisado o solo e corrigido/adubado adequadamente. Caso não tenha sido, um dos fatores para queda de produção pode ser essa! Também, pode acontecer de se analisar o solo, corrigi-lo e adubá-lo adequadamente e, mesmo assim, não produzir adequadamente. Portanto, para ambos os casos é interessante analisar o solo para entender se há alguma necessidade de correção do solo (mesmo após a formação da pastagem, pode se ter necessidade de se utilizar corretivos como, por exemplo, o calcário) ou mesmo de adubação. Lembre-se bem em realizar a analise de solo mais completa (macro e micronutrientes; textura do solo, caso não tenha analisado previamente). Para isso, sempre busque um engenheiro agrônomo para mais esclarecimentos. Lembrem se sempre investir em adubação é colaborar com que a pastagem dure mais anos antes de reforma-la precocemente. Nós da Wolf Sementes temos dois produtos que podem auxiliá-los: o Pastotal Completo (rico em micronutrientes) e Pastotal Nitro+ (rico em Nitrogênio). 

      

                                                                                        3 dicas sobre o que fazer com sua pastagem caso ela não esteja produzindo adequadamente!

 

Figura: A esquerda, uma pastagem adubada e a direita, uma pastagem sem manejo e adubação.

 

                           Fonte: Zootecnia Ativa.

 

Em segundo ponto, sempre observe a altura de pastejo e pratique a roçagem após a transição água secas. Este manejo auxilia com que as plantas respondam adequadamente e auxilia que a pastagem rebrote com mais vigor e rapidez. 

 

Por último, deve investigar se há ou não presença de pragas ou plantas invasoras que estão competindo com a pastagem e, consequentemente, decrescendo sua produção. Pra isso, no início da época de chuvas, deve se controlar daninhas (caso o problema seja esse) e/ou investigar presença de pragas. A mais incidente para decrescimento de produtividade é a presença de ninfas da cigarrinha das pastagens (geralmente produzem espumas na base da touceira da planta). Caso haja a praga, é necessário controlar os adultos da praga (próximo estágio da ninfa) pra que ela não se multiplique ou agrave o problema. Para o controle das pragas, nós da Wolf Sementes temos o Pastotal Bioprotect +BioActivator que pode auxiliá-lo neste problema!

Mais Lidas

Como minimizar as...

Produção de palhada...

Incrustação de sementes:...

Pesquisas demonstram a...

Consórcio de leguminosas...

Manejo da pastagem...

ISO 9001 - Certificado desde 2008 ABCZ ABRASEM UNIPASTO

"O usuário pode optar pelo registro ou oposição aos cookies de sessão e outros que são coletados neste website. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais."