Saiba Mais

Boa parte do território brasileiro está passando pela época de chuvas e as temperaturas aumentam. Com isso, uma das principais pragas em pastagens retorna: as cigarrinhas. Os adultos desta praga retornam quando as chuvas voltam e elas são o principal alvo de controle, apesar das ninfas (fase inicial da cigarrinha) causarem danos as pastagens. Portanto, é sempre importante compreendermos como a praga se comporta para podermos controlá-la. 

 

Um fato que é importante termos em mente é: uma vez presente a cigarrinha na pastagem, seja a cultivar plantada tolerante ou não, é necessário controlá-la. O principal alvo será atingir os adultos e diminuir sua população para que eles não se reproduzam e gerem novas ninfas que, futuramente virarão adultos. Uma vez não realizado o controle da praga, elas se multiplicam e consequentemente, degradam a pastagem.

 

                                                                                                   Fique atento com as cigarrinhas! O que observar na pastagem?

 

                                                                                             Incidência das cigarrinhas e épocas de controle

 

                                                                                                                 (Fonte: Gallo et al., 1988)

 

Um método para controle das cigarrinhas das pastagens é a diversificação de gramíneas na área pois, desta maneira evita a seleção de insetos resistentes. Uma outra metodologia que favorece o menor ataque da praga é o manejo da pastagem e do solo pois, uma pastagem bem nutrida permite que as plantas sejam mais vigorosas e consigam resistir por mais tempo o ataque da praga. Outra tática é dividir os piquetes e fazer mensurações da capacidade de suporte do pasto para adequar a taxa de lotação, evitando o superpastejo (prática que enfraquece as plantas).

 

Mesmo assim, se as pragas aparecerem, o produtor pode buscar pelo controle biológico. O controle biológico pode ser feito com o Metarhizium anisopliae, principalmente na segunda ou terceira geração de cigarrinhas. Para a primeira geração pode ser feito o controle químico na primeira geração, como ilustra o gráfico da imagem acima.

 

                                                                                               Fique atento com as cigarrinhas! O que observar na pastagem?

 

                                                                      Cigarrinhas adultas colonizadas pelo fungo Metharizium anisopliae.

 

Nós da Wolf Sementes temos o Pastotal Bioprotect e Bioactivator. O PasTotal BioProtect é um aditivo biológico a base de Metharizium anisopliae, Beuveria bassiana e Bacillus thuringiensis. O produto é composto por uma inovadora tecnologia de microencapsulamento que isola os microrganismos e os deixam inativos até o momento da aplicação, o que garante maior eficácia na ação em defesa da sua lavoura e maior tempo de armazenamento. A ativação desses microrganismos encapsulados é feita pelo BioActivator, que é um produto a base de nitrogênio, no momento de preparação da calda. 


GALLO, D et al. Manual de entomologia agrícola. São Paulo: Ceres. Acesso em: 26 out. 2022, 1988.

Mais Lidas

Como minimizar as...

Produção de palhada...

Incrustação de sementes:...

Pesquisas demonstram a...

Consórcio de leguminosas...

Manejo da pastagem...

ISO 9001 - Certificado desde 2008 ABCZ ABRASEM UNIPASTO

"O usuário pode optar pelo registro ou oposição aos cookies de sessão e outros que são coletados neste website. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais."