Saiba Mais

O mercado atual exige hoje que desenvolvemos sistemas mais sustentáveis, uma vez que está iminente os impactos ambientais de uma agricultura extrativista. Assim, há alguns anos atrás foi desenvolvido a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e esta vertente tem crescido nos últimos anos. A prática visa otimizar o uso da terra, podendo elevar quesitos como produtividade, melhor utilização dos insumos agrícolas, maior conforto animal, entre outros. No entanto, um dos principais pontos do sistema ser mais sustentável é a baixa emissão de gases do efeito estufa e possibilita mais fixação de carbono da atmosfera no solo.

 

                                                                                             Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: o que observar para um sistema silvipastoril sustentável e rentável?

                                                                                                                         

                                                                                                                      Fonte: EMBRAPA

 

Para a pecuária, principalmente integrada com áreas de silvicultura (Eucalipto, por exemplo), é necessário saber se a espécie de pastagem plantada tolera o sombreamento pela copa da árvore e qual seu nível de tolerância á condição. O híbrido Mavuno, além de ser um capim de excelente qualidade para gado de leite e de corte, o capim consegue tolerar até 30% de sombreamento, se adaptando ao sistema silvipastoril.

Em pesquisa científica recentemente publicada na 95ª edição da revista Agroforestry Systems demonstra que o Mavuno, sob condição de sombreamento de 0, 30%, 45% e 73% mostrou que a planta se estabelece em todas as condições de sombreamento. Porém, a sua produção de massa seca é afetada pela condição de sombreamento acima de 30% de sombreamento, além de diminuir exponencialmente o seu número de perfilhos e aumentando a quantidade de dias para seu ciclo. Portanto, os pesquisadores afirmam que o Mavuno com 30% de sombreamento consegue tolerar a condição sendo assim, adaptável ao sistema de ILPF. Além disso, o Mavuno é um capim que possui alta produção de massa seca, cobrindo bem o solo e podendo fazer deste sistema mais sustentável.

 

                                                                                         Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: o que observar para um sistema silvipastoril sustentável e rentável?

 

                                                                                                                Fonte: DA CRUZ et al., 2021

 

Estudos científicos mencionados: 

da Cruz, P.J.R., Borges, C.E., Santos, M.V. et al. Shade effects on the hybrid Mavuno brachiariagrass (Urochloa spp.) as potential grass in agroforestry systems. Agroforest Syst 95, 1105–1108 (2021). https://doi.org/10.1007/s10457-021-00636-4

 

Mais Lidas

Como minimizar as...

Produção de palhada...

Incrustação de sementes:...

Pesquisas demonstram a...

Consórcio de leguminosas...

Manejo da pastagem...

ISO 9001 - Certificado desde 2008 ABCZ ABRASEM UNIPASTO

"O usuário pode optar pelo registro ou oposição aos cookies de sessão e outros que são coletados neste website. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais."