Saiba Mais

Para que uma semente tenha boa qualidade alguns pontos devem ser observados para sua preservação. Tudo se inicia no processo de colheita de colheita, transporte e armazenagem.

 

No processo de colheita os fatores principais são o seu ciclo de maturação completo, o teor da umidade do solo e do ambiente. Com umidade no ambiente superior a 50%, as sementes podem iniciar o processo germinativo durante a armazenagem e perder qualidade. Se a semente for incrustada muito mais ainda. Evitar deixá-la no campo, ao relento por mais de 24 horas sem cobri-la. Após a colheita devemos proceder a sua secagem de preferência a sombra, para não aumentar a sua dormência. Após a secagem, fazer os procedimentos da pré-limpeza para ensaca-las e estoca-las adequadamente antes do envia para os procedimentos finais na indústria, tomando o cuidado de não fazer pilhas muito altas, colocando-as em pallets e mantendo afastadas da parede em pelo menos um metro. 

 

Transporte, não se esquecer de forrar o fundo da carroceria e envelopar bem para evitar a entrada de umidade (chuva).

 

Armazenamento na empresa – Fazer todos os procedimentos da boa armazenagem e proceder aos expurgos recomendados. O armazém deve ser um local seco e fresco de preferência com câmera fria com uma temperatura abaixo de 18 graus e a umidade máxima de 25%, ideal seriam 14%. Cada um por cento que você diminui na temperatura, dobra a vida da semente. Cada um por cento que você reduz na umidade, também dobra a vida da semente.

 

Embalagem final – colocar em embalagens que mantenham a respiração das sementes ou então embala-las a vácuo para ter uma melhor durabilidade e não sofrer as ações causticante e abrasivas de outros materiais. Lembre-se; quando se fecha a porta de um armazém ou loja, os vapores tóxicos circulam no ar e as sementes respiram esse vapor e se danificam. Por isso, os locais de armazenagem de sementes devem conter apenas sementes ou rações, fenos, vitaminas, medicamentos, etc., nunca adubos, sais e outros com a mesma ação corrosiva ou similar. 

 

Transporte para as revendas ou fazendas – Manter todos os cuidados com o processo já anteriormente relatados.

 

Estocagem nas revendas ou fazendas – Evitar que no mesmo local das sementes tenham adubos, sais minerais, herbicidas ou qualquer outro produto causticante. O local deve ser bem ventilado, seco e as embalagens devem ser colocados em pallets mantendo o afastamento de 1 metro das paredes.

 

Plantio – Antes de semear corrigir e adubar o solo, fazer o teste de germinação das sementes, trata-las contra pragas e doenças, semear com uma profundidade máxima de três cm, atentar para que a temperatura noturna esteja acima dos 18 graus, o solo deve estar na capacidade de campo, após o plantio compactar as sementes com um rolo compactador ou uma grade travada, de preferência que a grade seja acoplada ao hidráulico para evitar o afundamento das sementes. Caso a semente seja incrustada, ela deve ser incorporada e precisarão receber no mínimo 50 mm de água, nos primeiros 30 dias após o plantio para fazer a embibição e iniciar o processo germinativo. Semente incrustada não deverá ser plantada após 15 de fevereiro. Guardar sempre uma amostra da semente para uma possível reanálise caso ocorra algum problema germinativo. Se necessário, fazer sempre o controle das ervas daninhas para não sombrear a pastagem e impedir a germinação das sementes.

 

Seguindo esses cuidados, seu plantio será um sucesso.

Mais Lidas

Como minimizar as...

Produção de palhada...

Incrustação de sementes:...

Pesquisas demonstram a...

Consórcio de leguminosas...

Manejo da pastagem...

ISO 9001 - Certificado desde 2008 ABCZ ABRASEM UNIPASTO

"O usuário pode optar pelo registro ou oposição aos cookies de sessão e outros que são coletados neste website. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais."